news

13 de Mar 2019

Banho de ródio, o que é e por quê aplicar?

Você sabe o que é banho de ródio? Esse é um termo que causa grande confusão entre os visitantes do mundo das joias. Apesar de não ser tão popular como o banho de ouro e de prata, o ródio é muito utilizado para dar um acabamento com mais brilho e resistência para as joias e semijoias. Esse metal é da mesma família da platina, que também inclui o paládio, o rutênio, o irídio e o ósmio.

Neste artigo vamos falar sobre o que é o banho de ródio, qual a sua função, quanto tempo dura e se vale a pena investir nesse tipo de banho para as suas joias.

O que é banho de ródio?

O ródio é um metal brilhante, de cor prata, e é encontrado principalmente na África do Sul e Rússia. Ele é um metal precioso que é usado para revestir joias e outros objetos para torná-los mais brilhantes. 

Quando o design da peça pede um brilho prateado e vivo, ela é banhada em ródio.

Ele também é muito utilizado para fazer o acabamento em peças feitas de ouro branco. Por ser uma liga metálica composta por 75% de ouro e o restante de algum metal branco, como o níquel ou o paládio, ele tem um tom levemente amarelo. 

Nesses casos, o banho de ródio deixa a joia mais clara e com um tom prateado mais vivo.

Esse processo, também chamado de acabamento rodinado, impede que um objeto seja arranhado ou manchado. Ele melhora a qualidade e cor das joias de prata ou ouro branco.


Como ele funciona?

O processo é feito com um aparelho elétrico próprio que, por um método de deposição eletroquímica, aplica uma camada fina do metal em toda a superfície da peça. Normalmente, o ródio é usado nas semijoias para aumentar a longevidade e melhorar sua qualidade. 

O revestimento protege a peça contra riscos ou danos. Mas claro que o acabamento rodinado não é para sempre, e as peças podem ter que passar por um novo processo de imersão em ródio com o tempo.

Quanto tempo ele dura?

A conservação do banho de ródio vai depender de como você usa e cuida da joia ou semijoia. Se a peça for usada diariamente ou com muita frequência, o desgaste vai acontecer mais rapidamente e o acabamento durará em torno de 2 anos. 

Caso a joia ou semijoia seja usada eventualmente, o processo dura, em média, 10 anos. Sempre faça o banho de ródio com um joalheiro de confiança. Se for possível, peça para que o banho anterior seja removido antes de fazer o novo.

Vou ter que fazer a manutenção sempre?

Por ser um acabamento, com o passar do tempo a manutenção precisa ser feita. No caso de brincos, o desgaste tende a ser menor, pois eles sofrem menos atrito, principalmente se retirarmos a peça na hora do banho e na hora de dormir.

Com os anéis, em geral, ocorre o oposto. Eles sofrem o desgaste do acabamento rodinado mais rapidamente por estarem em contato direto com os objetos.  Para conservar a joia ou semijoia por mais tempo, evite o contato com materiais que forem abrasivos ou oxidantes, como água, suor em excesso ou produtos de limpeza. Esse tipo de acabamento, apesar de não ser eterno, é uma ótima opção para deixar as semijoias mais bonitas e resistentes.


Quais são as vantagens do banho de ródio?

O ródio tem várias vantagens importantes, mas a principal é proteger os objetos de corrosão, calor e desgaste. Quimicamente, o ródio é inerte, o que significa que não representa uma ameaça para os seres humanos. Ele é altamente reflexivo e resiste ao ataque da maioria dos ácidos.

Após o banho de ródio, as joias ficam com um aspecto super brilhante e prateado.

Pronto! Agora você já sabe o que é banho de ródio e como ele é importante para preservar as joias. Aliando esse a outros cuidados com suas peças, o brilho e a qualidade permanecerão por muito mais tempo.


Vem pra Di Roma! Clique aqui e saiba como ser um(a) revendedor(a).