news

28 de Jan 2019

Curiosidade: O que é a Zircônia?

Muitas pessoas nos perguntam: O que é Zircônia? É pedra preciosa? Custa caro? Então hoje falaremos um pouco sobre isso e esperamos esclarecer algumas das dúvidas. Vamos lá?

A Di Roma Brasil oferece uma infinidade de joias de zircônia. São brincos, anéis e pingentes feitos nas mais diversas formas e acabamentos afim de agradar todos os gostos. A zircônia também é uma ótima forma de presentear, no final das contas, qual mulher não desejaria de receber uma joia com pedra preciosa?

Mas afinal o que é Zircônia?

A zircônia é uma forma de pedra, costumeiramente, transparente, podendo ser encontrada também em algumas outras cores, como: amarelo, azul, rosa, verde e vermelho. É possível descobrir este tipo de pedra na América do Norte, França e Itália. O que chama atenção para a zircônia é que ela pode ser usada como matéria-prima na confecção das mais incríveis joias. O modo de fabricação é impressionante e a pedra tem ainda algumas características intrigantes e variadas aplicações. A zircônia é encontrada na natureza por intermédio do mineral chamado Baddeleyita, um precioso minério de óxido de Zircônio extraído de muitos cristais monoclínicos prismáticos. Já a zircônia cúbica é uma maneira artificial feita em laboratório e muito usada como imitação de diamante. Aliás, o diamante também é uma gema natural, o que difere este tipo de pedra da zircônia é a composição química, claro, e o jeito de lapidação. Cada forma de corte e modelo emprega um tipo de reflexão de claridade, o que está relativo ao brilho da pedra.

 

Usos da Zircônia:

A Zircônia sintética, na maioria das vezes, é utilizada em anéis, colares, pulseiras, brincos e outros acessórios finos e elegantes. O brilho em variações de cores chama bastante atenção, a pedra ainda oferece total versatilidade, quer dizer, é possível combiná-la com todos os tipos e tonalidades de roupas, calçados e demais acessórios.  As pedras coloridas também são excelentes nos anéis de noivado, pois são uma opção criativa e de ótimo gosto. Essa enorme preferência pela zircônia justifica-se por conta do preço acessível em relação a outros tipos de pedras preciosas. Normalmente, as pessoas substituem o diamante (instrumento caríssimo) pelas mais variadas cores de zircônia, ambas pedras são extremamente parecidas.

   

História da Zircônia:

Há relatos de que zircônia era um anjo guardião enviado ao mundo ainda pela época de Adão e Eva.

Muito mais tarde, foi a pedra talismã utilizada por grandes navegadores e viajantes que exploravam o mundo e as novas terras. Os desbravadores acreditavam que a zircônia os protegia de bandidos da noite e de várias outras formas de perigo, além disso, as pessoas acreditavam que o minério lapidado atraia grandes fortunas e garantia também um sono leve e calmo, além do espírito renovado. Os viajantes realmente tinham fé de que carregar essa pedra faria com que a admiração e até o carinho de todos os povos dos 4 cantos do universo estariam mais do que certos.

No decorrer da Idade Média, a zircônia era usada para introspecção. Acreditava-se que a pedra estabelecia a paz, a quietude, a paciência e a percepção. Até hoje várias pessoas fazem uso a pedra na meditação.

   

Que tal você escolher a sua zircônia? Acesse o site Di Roma e saiba encontrar bem perto de você.